devagar e sempre, sempre enfrente!
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devagar e sempre, sempre enfrente!
Minha ocupação diária está sendo leer(ou tentar leer) os artículos do NESDEV wiki, e tb tentar dar uma ordem melhor em para onde eh melhor por a minha atenção, no meio disso estou tentando fazer resumos e anotações mais o menos como o personagem pai do Indiana Jones fazia ^^ tb..por outro lado ligo o PC e compilo o q jah consegui fazer funkar no ASM6, soh q agora no CA65, acho q muitos acham q eh um melhor jeito esse compiler
na minha premera investida passei por cima de pontos q ñ havia entendido, motivos ñ me faltaram, jah q são muitas a palavras( ex: timing, regardness, overlap, tick, fill, offset e mais...) do léxico específikko de cada escrevedor e tb da esfera em si desse conhecimento. Mas enfim, aos pokos vou preenchendo os espaços incompletos em mim do campo lexical desse assunto.
Agor estou seguindo enfrente com porcentagem bem maior de entendimento, quado chegar no ponto q parei na premera investida vou conseguir fazer o q ñ conseguia, basicamente eram algoritmos de dinamika para o jogo( pulos, movimentos para os enemigos, colisão entre sprites...enfim muitas coisas q ñ cheguei a aprender.
ahh! e grace antecipada a todos os frengers q me ajudarem e tirarem dúvidas de mim, elas virão...mas eh isso! vamos enfrente!
Edit: esqueci de mencionar q eu nunka tentei leer o NESDEV wiki ainda pq na minha mente eu ñ registrava ele como um livro, na minha premera investida de estudo eu nem sabia sobre o lexico do escrevedor q passei de largo, mas certamente outro foco eu acho q tenho agora, isso faz diferença tb, certamente
na minha premera investida passei por cima de pontos q ñ havia entendido, motivos ñ me faltaram, jah q são muitas a palavras( ex: timing, regardness, overlap, tick, fill, offset e mais...) do léxico específikko de cada escrevedor e tb da esfera em si desse conhecimento. Mas enfim, aos pokos vou preenchendo os espaços incompletos em mim do campo lexical desse assunto.
Agor estou seguindo enfrente com porcentagem bem maior de entendimento, quado chegar no ponto q parei na premera investida vou conseguir fazer o q ñ conseguia, basicamente eram algoritmos de dinamika para o jogo( pulos, movimentos para os enemigos, colisão entre sprites...enfim muitas coisas q ñ cheguei a aprender.
ahh! e grace antecipada a todos os frengers q me ajudarem e tirarem dúvidas de mim, elas virão...mas eh isso! vamos enfrente!
Edit: esqueci de mencionar q eu nunka tentei leer o NESDEV wiki ainda pq na minha mente eu ñ registrava ele como um livro, na minha premera investida de estudo eu nem sabia sobre o lexico do escrevedor q passei de largo, mas certamente outro foco eu acho q tenho agora, isso faz diferença tb, certamente
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https://mega.nz/file/XapTCCiS#jBcf5oqDG ... M2sgnWv9OA <<BIOHAZARD 8BITS-my"compilingtryingrest" in nesmaker
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Re: devagar e sempre, sempre enfrente!
Esse biohazard foi feito no nesmaker? A música você pegou pronta ou fez?
Eu também uso o ca65 mas não tenho experiência suficiente pra dizer se é melhor ou pior do que os outros. A impressão que tenho é que é mais completo.
Eu também uso o ca65 mas não tenho experiência suficiente pra dizer se é melhor ou pior do que os outros. A impressão que tenho é que é mais completo.
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Re: devagar e sempre, sempre enfrente!
sim no NM fiz, músikas minhas sim, no famitraker "montei", mas a parte sonora foi o q fiz mais a presas pq me pediram num grupo brazuka aki, onde eu distribui premero o game...
ñahh sim experiencia temo adkirindo neh...e eu quis dizer com relação ao usado no NN, errei o nome eh "NESASM3", e coloke como q depente... teve e tem q o faz funkar bem certamente, tem uns quantos games feitos antes com ele, deu erros nas minhas tentativas de emular no mesen, mas no caso podem ter sido erros no código e foram certamente, preciso de mais estudo e ateh uma viagem para um lugar de fala inglesa, coisa q nunka me interessou muito, mas me parece q seria a únika maneira de ñ ir "devagar e sempre" e sim somente "sempre enfrente", pénsei em pagar uma tradução, mas de fato, ñ odeio quem pisou na nossa terra e impôs pela destruição e violência esse idioma ateh q, convenhamos, simpátiko, acho super interessante abraçar o erro dos outros e torná-lo, ao fim, um bem
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Re: devagar e sempre, sempre enfrente!
eh, realmente o NESASM eh muito bom pra quem sabe muito de assemble 6502, talvez tu jah tenha visto isso mas talvez ñ conheça, eu ñ tinha visto ainda...olha soh aki o NESASM assemblando o SMB3 no seu "maximun respect"
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Re: devagar e sempre, sempre enfrente!
me responda uma coisa nesrocks, tu sabe de algúem q me daria umas aulas particulares sobre nesdev? digamos alguém pra me dar os conselhos certos, indicar a fonte de conhecimento certa pra direcionar os esforços, responder perguntas com mais dedicação mesmo e tal...pq realmente eu me sinto meio perdido as vezes, acho todo mudo no começo, afinal eh tanta info sobre q...
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Re: devagar e sempre, sempre enfrente!
Acho assembly difícil de aprende e programar. Tava querendo criar um jogo paar nes (com cartucho e tudo) mas feito em C, porém, dizem que com o aumento d código fica muito lento, mas não sei o quão lento seria um jogo feito em C+neslib.
Ainda não desisti. De vez em quando eu também leio mais sobre nesdev, apesar de ter meus 14 anos como programador rsrs
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Re: devagar e sempre, sempre enfrente!
seguinte brother... eu dedikei um ano mais o menos e jah toh bem próximo de terminar meu premero game no mais puro assembly...entaum ñ desiste, se tu quer fazer em assembly entaun desiste do C; C e assembly tem o mesmo grau de dificuldade/facilidade, o lance eh q assembly está mais fora de moda, bem mais... e tem o fator idioma, esse eh um obstáculo muito chato, tem uma galera aki q sabe bastante de assembly e q eh de fala brasilera, soh q escreve em ingles, faz pergunta em ingles, responde em ingles, tudo em ingles, tu ve a postagem dum mano ali mofando(Comunidade NesDev Brasileira do "nathanpc") da ateh dó, tu faz uma pergunta em portugues os mano ignoram...entaum ateh agora eh uma constante: "quer aprender assembly?entaum toma idioma ingles goela abaixo", por um lado eh bom q a gente aprende ingles tb, mas quem disse que alguns de nos queriam?cpusam wrote: ↑Tue Dec 06, 2022 3:26 pm Acho assembly difícil de aprende e programar. Tava querendo criar um jogo paar nes (com cartucho e tudo) mas feito em C, porém, dizem que com o aumento d código fica muito lento, mas não sei o quão lento seria um jogo feito em C+neslib.
Ainda não desisti. De vez em quando eu também leio mais sobre nesdev, apesar de ter meus 14 anos como programador rsrs
Eu aki, com o poko de conhecimento q adquiri ateh agora, me comprometo de responder toda e qualquer pergunta em brasilero, sei q ñ vai ter muita gente interessada pq o nicho eh bem pekeno, entaum ñ tem como ser muito conturbado de responde perguntas, o caso eh ter alguém perguntando, ou querendo responder, pq ateh agora ñ entendi bem esse pessoal daki q fala brasilero e mete soh conteúdo em inglés...eh preciso seguir mais o caminho de idiomas de programação q, ao meu ver ateh agora, parecem estar entrando em extinção em muitos lugares do mundo, ateh por nem terem pratikamente existido muito neles mesmo, o assembly tem a fama de ser difícil , o maninho pensa: "poxa, linguagem de baxo nível, ñ eh fácil...", mas eh igual ao C; eu sempre faço a analogia das disciplinas portugues/matematika, tem gente q gosta mais de uma ou otra, assembly e C são iguais soh q uma eh mais numeral q a outra apenas, agora se a pessoa pensa no C# por exemplo, essa sim eh mais fácil, e q tem tb o fator da moda, note-se a quantidade de tutorias de C# na internet, enfim continua estudando assembly brother, afinal essa eh a real e original da programação pro family e pra todos os VGs dos 80s ateh metade dos 90s, e pode me perguntar o q quiseres q como disse, eu ñ dexo sem resposta ñ, e espero q o pessoal aki q sabe 10 vezes mais q eu tb tenha um tempinho pra dar uma peidada pelo menos em idioma brasilero, inclusive nas minhas perguntas q ateh dah vergonha de escrever em brasilero, e ñ devia ser assim essa q eh a verdade
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https://mega.nz/file/XapTCCiS#jBcf5oqDG ... M2sgnWv9OA <<BIOHAZARD 8BITS-my"compilingtryingrest" in nesmaker
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Re: devagar e sempre, sempre enfrente!
Valeu a disposição ai cara. Eu sei escrever e ler em inglês, e realmente, a linguagem inglesa faz toda diferença no quesito adquirir conhecimento. Mas ainda prefiro o pt BR por questão de praticidade. Eu tinha começado estudar assembly para nes via um tutorial que achei, mas não dei prosseguimento porque eu queria também portar meus códigos em C para nes com a neslib e compilador cc65.donato-zits- wrote: ↑Sun Dec 11, 2022 5:47 am
seguinte brother... eu dedikei um ano mais o menos e jah toh bem próximo de terminar meu premero game no mais puro assembly...entaum ñ desiste, se tu quer fazer em assembly entaun desiste do C; C e assembly tem o mesmo grau de dificuldade/facilidade, o lance eh q assembly está mais fora de moda, bem mais... e tem o fator idioma, esse eh um obstáculo muito chato, tem uma galera aki q sabe bastante de assembly e q eh de fala brasilera, soh q escreve em ingles, faz pergunta em ingles, responde em ingles, tudo em ingles, tu ve a postagem dum mano ali mofando(Comunidade NesDev Brasileira do "nathanpc") da ateh dó, tu faz uma pergunta em portugues os mano ignoram...entaum ateh agora eh uma constante: "quer aprender assembly?entaum toma idioma ingles goela abaixo", por um lado eh bom q a gente aprende ingles tb, mas quem disse que alguns de nos queriam?
Eu aki, com o poko de conhecimento q adquiri ateh agora, me comprometo de responder toda e qualquer pergunta em brasilero, sei q ñ vai ter muita gente interessada pq o nicho eh bem pekeno, entaum ñ tem como ser muito conturbado de responde perguntas, o caso eh ter alguém perguntando, ou querendo responder, pq ateh agora ñ entendi bem esse pessoal daki q fala brasilero e mete soh conteúdo em inglés...eh preciso seguir mais o caminho de idiomas de programação q, ao meu ver ateh agora, parecem estar entrando em extinção em muitos lugares do mundo, ateh por nem terem pratikamente existido muito neles mesmo, o assembly tem a fama de ser difícil , o maninho pensa: "poxa, linguagem de baxo nível, ñ eh fácil...", mas eh igual ao C; eu sempre faço a analogia das disciplinas portugues/matematika, tem gente q gosta mais de uma ou otra, assembly e C são iguais soh q uma eh mais numeral q a outra apenas, agora se a pessoa pensa no C# por exemplo, essa sim eh mais fácil, e q tem tb o fator da moda, note-se a quantidade de tutorias de C# na internet, enfim continua estudando assembly brother, afinal essa eh a real e original da programação pro family e pra todos os VGs dos 80s ateh metade dos 90s, e pode me perguntar o q quiseres q como disse, eu ñ dexo sem resposta ñ, e espero q o pessoal aki q sabe 10 vezes mais q eu tb tenha um tempinho pra dar uma peidada pelo menos em idioma brasilero, inclusive nas minhas perguntas q ateh dah vergonha de escrever em brasilero, e ñ devia ser assim essa q eh a verdade
Eu no momento estou trabalhando numa engine para criação de jogos para consoles antigos, no estilo nesmaker. Ainda tô avaliando e vendo se vale a pena abrir o código dessa minha engine, quando tiver pronta uma versão 1.0.
De qualquer forma, acho assembly com nes interessante de aprender e só não estudei mais a fundo por falta de disciplina pra ler com calma tudo.
E tu, vai fazer um jogo com cartucho e tudo para nes? E obrigado ai pela disposição em responder os brs, apesar de ser raro ver br programando para nes.
Re: devagar e sempre, sempre enfrente!
Saber inglês é muito útil no meio da tecnologia, galera... A maioria esmagadora de todo o conhecimento em qualquer área da tecnologia está registrada nesse idioma, é a língua à qual todo mundo no planeta recorre quando quer encontrar a maior qualidade de informação sobre qualquer assunto, e algo tão pequeno e irrelevante como o NES é hoje em dia não é exceção. Não precisa ser fluente nem nada, simplesmente conhecer os termos técnicos relevantes e a construção básica de frases já ajuda imensamente.
Ninguém espera que você seja um Shakespeare ao fazer perguntas em inglês se essa não é sua primeira língua, então se você se concentrar em usar frases simples e diretas vai ter uma grande chance de conseguir se comunicar. Com o tempo certamente a comunicação ficará mais fácil, pois você ganhará mais familiaridade com o idioma por estar se forçando a usá-lo. A gente não aprende nada que não pratica.
Sobre o debate de C versus assembly, C sempre vai ocupar mais espaço e ser mais lento, pois cada comando em C se traduz em múltiplos comandos em assembly, e nem todos são relevantes pra tarefa que você está tentando realizar em um determinado momento. Mas isso não é necessariamente um problema... se o jogo que você quer fazer não necessita de muito processamento, pouco importa se o código não está otimizado. Agora, se seu objetivo é fazer algo com movimentos rápidos de câmera, muitos personagens e objetos ativos o tempo todo interagindo uns com os outros, então usar assembly é praticamente obrigatório.
O uso da Neslib é outra coisa a se considerar - essa biblioteca de funções para interação com o hardware foi desenvolvida de acordo com o que uma pessoa considerava importante para um jogo, e várias limitações foram impostas pelo seu design, como o funcionamento dos metasprites (que não podem ser flipados!) ou quanto da memória de vídeo você consegue atualizar a cada quadro. Novamente, se seu projeto é mais simples, isso não chega a ser um problema, mas se você pretende fazer algo mais elaborado e extrair o máximo que o hardware tem pra oferecer, certamente vai precisar escrever suas próprias rotinas de interação com o hardware.
Ninguém espera que você seja um Shakespeare ao fazer perguntas em inglês se essa não é sua primeira língua, então se você se concentrar em usar frases simples e diretas vai ter uma grande chance de conseguir se comunicar. Com o tempo certamente a comunicação ficará mais fácil, pois você ganhará mais familiaridade com o idioma por estar se forçando a usá-lo. A gente não aprende nada que não pratica.
Sobre o debate de C versus assembly, C sempre vai ocupar mais espaço e ser mais lento, pois cada comando em C se traduz em múltiplos comandos em assembly, e nem todos são relevantes pra tarefa que você está tentando realizar em um determinado momento. Mas isso não é necessariamente um problema... se o jogo que você quer fazer não necessita de muito processamento, pouco importa se o código não está otimizado. Agora, se seu objetivo é fazer algo com movimentos rápidos de câmera, muitos personagens e objetos ativos o tempo todo interagindo uns com os outros, então usar assembly é praticamente obrigatório.
O uso da Neslib é outra coisa a se considerar - essa biblioteca de funções para interação com o hardware foi desenvolvida de acordo com o que uma pessoa considerava importante para um jogo, e várias limitações foram impostas pelo seu design, como o funcionamento dos metasprites (que não podem ser flipados!) ou quanto da memória de vídeo você consegue atualizar a cada quadro. Novamente, se seu projeto é mais simples, isso não chega a ser um problema, mas se você pretende fazer algo mais elaborado e extrair o máximo que o hardware tem pra oferecer, certamente vai precisar escrever suas próprias rotinas de interação com o hardware.
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Re: devagar e sempre, sempre enfrente!
ehh..sobre o ingles/portugues, eu pelo meu lado, o q tenho a digitar aki...tento entender, muitas vezes saio mais confuso q antes e no fim resolvo sozinho o q consigo resolver, e pq ñ ter uma via no idioma no qual estou abrindo a boka todos o dias pra falar, e olha q ñ sou um tradicionalista ortodoxo do patriotismo linguistiko ou algo assim, o certo seria nascermos falando tupi-guarani ou algo assim, mas longe de mim tudo isso, tanto faz, soh quero conseguir fazer meus games e isso me atrapalha, essa eh a parada chata, a gente se depara com um textão de alguém aki em ingles e pensa " poxa deve ser muito esclarecedor..." maaasss como passar por akelas palavras absorvendo de fato o q quero saber? e otra..pq ñ ter um lugar pra perguntar e responder em brasilero? eu ateh gosto de ingles e faço minhas anotaçoes em papel em ingles pq acho o mesmo q acho do rock ou pop por exemplo, nesses generos curto mais canções em ingles; com os games tb faço os textos em ingles pq acho q fika mais bonito, combina mais sei lah, muitos devem pensar o mesmo, soh q simplesmente ñ entendo muita coisas ou maneiras de escrever algo assim, enfim..pode ser difícil mesmo a programação(e eh!) e eu coloko a culpa no ingles, mas repito, pq ñ ter um lugar pra perguntar em brasilero? ou melhor pq ñ usar esse lugar?
Quanto ao C/assembly pra family parece q eh uma constante tb: assembly ganha a parada; eu particularmente segui um tutotial em castellano (coisa q ñ achei pra nesdev em assembly) e achei C ateh mais difícil quando fui fazer algo no SGDK, ñ pretendo seguir mais esse estudo... tem tb o lado de q C tah mais popular um poko ou muito(?),o q pode deixar a retroprogramação original de games meio esquecida, ñ acho isso uma boa coisa..
Quanto ao C/assembly pra family parece q eh uma constante tb: assembly ganha a parada; eu particularmente segui um tutotial em castellano (coisa q ñ achei pra nesdev em assembly) e achei C ateh mais difícil quando fui fazer algo no SGDK, ñ pretendo seguir mais esse estudo... tem tb o lado de q C tah mais popular um poko ou muito(?),o q pode deixar a retroprogramação original de games meio esquecida, ñ acho isso uma boa coisa..
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Re: devagar e sempre, sempre enfrente!
tah quase saindo aki meu game e sim, talvez peça pra um amigo colokar num repro pra mim sim, mas nada de vender ou algo assim, soh um cartucho particular pra mim
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Re: devagar e sempre, sempre enfrente!
Po, ai a neslib é muito limitada! Será que não existe uma lib em C mais adequada de se usar? Algo mais otimizada? Ou vou ter que fazer uma na unha mesmo?tokumaru wrote: ↑Mon Dec 12, 2022 6:57 am O uso da Neslib é outra coisa a se considerar - essa biblioteca de funções para interação com o hardware foi desenvolvida de acordo com o que uma pessoa considerava importante para um jogo, e várias limitações foram impostas pelo seu design, como o funcionamento dos metasprites (que não podem ser flipados!) ou quanto da memória de vídeo você consegue atualizar a cada quadro. Novamente, se seu projeto é mais simples, isso não chega a ser um problema, mas se você pretende fazer algo mais elaborado e extrair o máximo que o hardware tem pra oferecer, certamente vai precisar escrever suas próprias rotinas de interação com o hardware.
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Re: devagar e sempre, sempre enfrente!
ajuda com minha primera tentativa com o mmc1 eu preciso...se alguém q jah teve boa experiencia com ele puder ahe me ajuda por favor, postar outro topico aki especifiko sobre, como jah digitei antes aki, dah ateh vergonha, entaum, melhor por aki se aparecer alguém
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Re: devagar e sempre, sempre enfrente!
Facilitaria muito se você dissesse exatamente qual sua dificuldade, usando exemplos específicos. Ou seja, o código que você usou e a mensagem de erro recebida.
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Re: devagar e sempre, sempre enfrente!
entaum nesrocks...ateh onde sei tu eh a pessoa q esta no advento de nos proporcionar o port do simpsons arcade, e uma das coisas q eu ñ quero eh importunar e tirar tempo de um maravilhoso involucro desse justo agora... entaum eu gostaria q tu se perguntase primero se eh tu realmente a melhor pessoa pra tentar me ajudar e se consideras q sim, q es pelo menos 'uma pessoa' q pode me dar um empurranzinho, entaum te pedir pra tu parar quando perceberes q estas te atrasando ou algo parecido, mas enfim agora te escrevo tentando pintar a situação de minha tentativa no mmc1
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