devagar e sempre, sempre enfrente!

NES development discussion in English, Español, Français, Português, русский язык, or any language.

Moderator: Moderators

User avatar
donato-zits-
Posts: 47
Joined: Fri Jun 03, 2022 11:14 am
Contact:

Re: devagar e sempre, sempre enfrente!

Post by donato-zits- »

o q eu fiz: peguei o template akele do 'pinobatch' e tentei fazer, como ele mesmo me esclareceu, uma UNITY BUILD,q parece ser a mesma q tu fez nakele teu exemplo de mmc3 q tenho aki --mini_hiking_league-master - v00011-- soh q ele ( o pinobatch) faz de outro jeito...ele chama cada um dos arquivos pelo comando MAKEFILE; no nosso caso temos um arquivo . bat q chama um uniko arquivo .asm(geralmente o main) q está ligado a todos os outros da build...e foi ahe q começaram os erros.Ateh agora nunka usei esse tal de MAKEFILE instalando o tal do GNU Make, o .bat eu sei como lidar e ainda esta me parecendo um jeito mais simples, ateh mesmo pra chamar cada um dos arquivos da build por ele, mas ainda ñ consegui...
User avatar
donato-zits-
Posts: 47
Joined: Fri Jun 03, 2022 11:14 am
Contact:

Re: devagar e sempre, sempre enfrente!

Post by donato-zits- »

nesrocks wrote: Tue Mar 14, 2023 8:42 am Facilitaria muito se você dissesse exatamente qual sua dificuldade, usando exemplos específicos. Ou seja, o código que você usou e a mensagem de erro recebida.
digitando mais sobre especificidades de pq o assembler ainda ñ cuspiu a rom...
Umas das coisas eh q o exemplo dele parece q tem são dois headers (unrom.asm e mmc1.asm) um ligado ao outro aparentemente, eu nao sei se pra gerar um mmc1 precisa partir de um unrom...
Por outro lado... pelo motivo de eu primero ter tentado chamar todos os arquivos apenas pelo main, do mesmo jeito q esta o template dele, muitos erros acusaram, parti para a tentativa de dar varios comando ao ca65 um pra cada arquivo .s do template dele e aderindo ao ld65 os arquivos .o correspondentes, dahe...os erros foram relacionados a duplicação de variaveis(tanto nas declaradas na ZP mesmo, pq tem dois headers com duas ZP embaixo, como soltas nos arquivos tb), tinha .procs tb que se duplikavam nesses dois arquivos(sempre nos unrom.s e mmc1.s) pq isso jah tentando chamar cada um dos arquivos .s por separado como eh pra ser na build dele, depois de arrumar vaias variaveis ainda deu um outro erro com relação ao tamanho das CHRs q eu tinha deixados de 8kbs cada quando tinha q ser 4kbs cada, arrumei isso e aiinda deu outro erro com realção ao strub15, um overflows no strub15 algo assim, mas enfim, foram muitos diferentes tipos de erros, fui tentado por um lado e tentando por outro mas ñ resolvi, esse de baixo foi um dos primeiros quando tentei fazer a build sem chamar um por um os arquivos pelo comando ca65, sem contar q ele usa essa tal de MAKEFILE que eu nunka usei
isto tudo deve ter fikado confuso... e q fika dificil te explicar uma serie de erros q eu fui tirando um a um e q apartir dahe foram aparecendo outros
Attachments
erreor.png
erreor.png (11.36 KiB) Viewed 1629 times
User avatar
donato-zits-
Posts: 47
Joined: Fri Jun 03, 2022 11:14 am
Contact:

Re: devagar e sempre, sempre enfrente!

Post by donato-zits- »

agora consegui montar um exemplo pra seguir(yes!!),ele chama 3 arquivos .asm pelo comando.bat, ñ sei se isso eh unity build, mas pelo menos funcionou do jeito que fiz antes e q me parece mais simples e sem ter que instalar outro programa, eh o "TetrisNESDisasm" do rainwarrior(mas acho que somente o ines foi feito por ele); o curioso foi que não tinha os CHRs (somente em arquivos .png)dahe eu substitui por 4 de 4KB com os pixels que estavam no que consegui em nrom e fikou assim ^^---agora vou seguir adiante podendo olhar e estudar um exemplo paupável. soh ainda não entendi pq a rom tem só 48 KB..será MMC1 mesmo?pelo que se nota no header sim é...

EDIT: agora to lendo a parte do NNights sobre o MMC1, soh ainda não testei ou entendi akele exemplo que deram com absurdos 4kb (_o_), se não me adiantar...(que acho que toh entendendo tudo, soh falta a leitura dos códigos nos samples disponíveis pra entender mais e depois por em prátika ao meu modo) vou ler tb este conversê sobre tb , enfim, indo adiante...

EDIT2: hj peguei o código sampler "cyoammc1" exemplifikado no NN, afinal os 4kbs são na verdade o CHR do exemplo e o que eh absurdo ainda pra mim eh q ele estava em um arquivo .nes(abrir isso num programa de edição de imagens eh algo q ainda não sei, nem precisa tb), mas aceita tb os arquivos CHR normais...parece um ótimo exemplo!vou estudarlo e tb o do pinobach, fazer as associações e translados precisos, coomprender e depois escrever o meu, parece que estou próximo de ter esse mapeamento a disposição, espero estar levando mais pessoas nesses passos adiante :arrow: , esse deve ser o sentimento de todos aki :mrgreen: e sobre o que tive que ler no discord de que "noones owes nothing to you" essa eh minha frase pra ti fiskbit: " I hope to geting more people in this steps forward"; isso de que o idioma ingles ou norte-amerikano eh o idioma da ciência eh apenas o mundo virtual que convém pra algumas pessoas que desvalorizam a humanidade, "panelero" que quiser pisotear seres humanos irá ser pisoteado com 50 vzes mais força no giro da consequência de seus atos, o futuro e o pasado se juntam nesse giro, e ninguém sai ileso, devemos esperar abarkar a todos com o conhecimento, e sim, tomara que algum idioma possa abraçar a todos, eh o que eu quero pelo menos.Enfrente sempre todos!
Attachments
cyoammc1.nes
(128.02 KiB) Downloaded 38 times
TETRIS.nes
(48.02 KiB) Downloaded 37 times
User avatar
donato-zits-
Posts: 47
Joined: Fri Jun 03, 2022 11:14 am
Contact:

Re: devagar e sempre, sempre enfrente!

Post by donato-zits- »

acho que consegui!
Attachments
Sem título.png
Post Reply