Comunidad Family/NES/FCs DEV del Pato
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Re: devagar e sempre, sempre enfrente!
o q eu fiz: peguei o template akele do 'pinobatch' e tentei fazer, como ele mesmo me esclareceu, uma UNITY BUILD,q parece ser a mesma q tu fez nakele teu exemplo de mmc3 q tenho aki --mini_hiking_league-master - v00011-- soh q ele ( o pinobatch) faz de outro jeito...ele chama cada um dos arquivos pelo comando MAKEFILE; no nosso caso temos um arquivo . bat q chama um uniko arquivo .asm(geralmente o main) q está ligado a todos os outros da build...e foi ahe q começaram os erros.Ateh agora nunka usei esse tal de MAKEFILE instalando o tal do GNU Make, o .bat eu sei como lidar e ainda esta me parecendo um jeito mais simples, ateh mesmo pra chamar cada um dos arquivos da build por ele, mas ainda ñ consegui...
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Re: devagar e sempre, sempre enfrente!
digitando mais sobre especificidades de pq o assembler ainda ñ cuspiu a rom...
Umas das coisas eh q o exemplo dele parece q tem são dois headers (unrom.asm e mmc1.asm) um ligado ao outro aparentemente, eu nao sei se pra gerar um mmc1 precisa partir de um unrom...
Por outro lado... pelo motivo de eu primero ter tentado chamar todos os arquivos apenas pelo main, do mesmo jeito q esta o template dele, muitos erros acusaram, parti para a tentativa de dar varios comando ao ca65 um pra cada arquivo .s do template dele e aderindo ao ld65 os arquivos .o correspondentes, dahe...os erros foram relacionados a duplicação de variaveis(tanto nas declaradas na ZP mesmo, pq tem dois headers com duas ZP embaixo, como soltas nos arquivos tb), tinha .procs tb que se duplikavam nesses dois arquivos(sempre nos unrom.s e mmc1.s) pq isso jah tentando chamar cada um dos arquivos .s por separado como eh pra ser na build dele, depois de arrumar vaias variaveis ainda deu um outro erro com relação ao tamanho das CHRs q eu tinha deixados de 8kbs cada quando tinha q ser 4kbs cada, arrumei isso e aiinda deu outro erro com realção ao strub15, um overflows no strub15 algo assim, mas enfim, foram muitos diferentes tipos de erros, fui tentado por um lado e tentando por outro mas ñ resolvi, esse de baixo foi um dos primeiros quando tentei fazer a build sem chamar um por um os arquivos pelo comando ca65, sem contar q ele usa essa tal de MAKEFILE que eu nunka usei
isto tudo deve ter fikado confuso... e q fika dificil te explicar uma serie de erros q eu fui tirando um a um e q apartir dahe foram aparecendo outros
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Re: devagar e sempre, sempre enfrente!
agora consegui montar um exemplo pra seguir(yes!!),ele chama 3 arquivos .asm pelo comando.bat, ñ sei se isso eh unity build, mas pelo menos funcionou do jeito que fiz antes e q me parece mais simples e sem ter que instalar outro programa, eh o "TetrisNESDisasm" do rainwarrior(mas acho que somente o ines foi feito por ele); o curioso foi que não tinha os CHRs (somente em arquivos .png)dahe eu substitui por 4 de 4KB com os pixels que estavam no que consegui em nrom e fikou assim ^^---agora vou seguir adiante podendo olhar e estudar um exemplo paupável. soh ainda não entendi pq a rom tem só 48 KB..será MMC1 mesmo?pelo que se nota no header sim é...
EDIT: agora to lendo a parte do NNights sobre o MMC1, soh ainda não testei ou entendi akele exemplo que deram com absurdos 4kb (_o_), se não me adiantar...(que acho que toh entendendo tudo, soh falta a leitura dos códigos nos samples disponíveis pra entender mais e depois por em prátika ao meu modo) vou ler tb este conversê sobre tb , enfim, indo adiante...
EDIT2: hj peguei o código sampler "cyoammc1" exemplifikado no NN, afinal os 4kbs são na verdade o CHR do exemplo e o que eh absurdo ainda pra mim eh q ele estava em um arquivo .nes(abrir isso num programa de edição de imagens eh algo q ainda não sei, nem precisa tb), mas aceita tb os arquivos CHR normais...parece um ótimo exemplo!vou estudarlo e tb o do pinobach, fazer as associações e translados precisos, coomprender e depois escrever o meu, parece que estou próximo de ter esse mapeamento a disposição, espero estar levando mais pessoas nesses passos adiante , esse deve ser o sentimento de todos aki e sobre o que tive que ler no discord de que "noones owes nothing to you" essa eh minha frase pra ti fiskbit: " I hope to geting more people in this steps forward"; isso de que o idioma ingles ou norte-amerikano eh o idioma da ciência eh apenas o mundo virtual que convém pra algumas pessoas que desvalorizam a humanidade, "panelero" que quiser pisotear seres humanos irá ser pisoteado com 50 vzes mais força no giro da consequência de seus atos, o futuro e o pasado se juntam nesse giro, e ninguém sai ileso, devemos esperar abarkar a todos com o conhecimento, e sim, tomara que algum idioma possa abraçar a todos, eh o que eu quero pelo menos.Enfrente sempre todos!
EDIT: agora to lendo a parte do NNights sobre o MMC1, soh ainda não testei ou entendi akele exemplo que deram com absurdos 4kb (_o_), se não me adiantar...(que acho que toh entendendo tudo, soh falta a leitura dos códigos nos samples disponíveis pra entender mais e depois por em prátika ao meu modo) vou ler tb este conversê sobre tb , enfim, indo adiante...
EDIT2: hj peguei o código sampler "cyoammc1" exemplifikado no NN, afinal os 4kbs são na verdade o CHR do exemplo e o que eh absurdo ainda pra mim eh q ele estava em um arquivo .nes(abrir isso num programa de edição de imagens eh algo q ainda não sei, nem precisa tb), mas aceita tb os arquivos CHR normais...parece um ótimo exemplo!vou estudarlo e tb o do pinobach, fazer as associações e translados precisos, coomprender e depois escrever o meu, parece que estou próximo de ter esse mapeamento a disposição, espero estar levando mais pessoas nesses passos adiante , esse deve ser o sentimento de todos aki e sobre o que tive que ler no discord de que "noones owes nothing to you" essa eh minha frase pra ti fiskbit: " I hope to geting more people in this steps forward"; isso de que o idioma ingles ou norte-amerikano eh o idioma da ciência eh apenas o mundo virtual que convém pra algumas pessoas que desvalorizam a humanidade, "panelero" que quiser pisotear seres humanos irá ser pisoteado com 50 vzes mais força no giro da consequência de seus atos, o futuro e o pasado se juntam nesse giro, e ninguém sai ileso, devemos esperar abarkar a todos com o conhecimento, e sim, tomara que algum idioma possa abraçar a todos, eh o que eu quero pelo menos.Enfrente sempre todos!
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Re: devagar e sempre, sempre enfrente!
acho que consegui!
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Re: Comunidad Family/NES/FCs DEV del Pato
não que eu queira ou tenha tempo disponível pra aprender a tal da rolagem de tela bidirecional agora- tendo em conta que não sei- pois tenho uns temas da vida pessoal fortissísisisisisisimamente me tomando muitissísisimo tempo nestes meses de agora, mas muita gente pode querer aprender, inclusive eu no futuro; poder ler esta conversa no modo normal, sem ter que se adentrar a força no idioma US/UK seria e sempre será muuuuito mehor para muitos, tem dois ali que sabem escrever em Brasilero e talvez ateh em Equatoriano o que seria melhor, pq suponho que todos que sabem Brasilero entendem a derivação iberiko-espanhola tb, abarkando muito mais pessoas no caso; que tal se explikasem pra galera o que tanto se esclareceu nas discorrências sobre o tema? ZANTO e TOKUMARO no caso..
Re: Comunidad Family/NES/FCs DEV del Pato
Não tenho acompanhado muito essas conversas de perto, seus posts são meio loucos as vezes hehehe
Mas se precisar de algum esclarecimento específico posso tentar ajudar. Para pedidos muito amplos ou vagos fica difícil, tipo "me ensina a fazer um jogo inteiro do zero" não dá porque isso aí seria um curso de anos de aula particular, mas se conseguir focar em cada etapa do processo podemos com calma tentar vencer um obstáculo por vez.
Mas se precisar de algum esclarecimento específico posso tentar ajudar. Para pedidos muito amplos ou vagos fica difícil, tipo "me ensina a fazer um jogo inteiro do zero" não dá porque isso aí seria um curso de anos de aula particular, mas se conseguir focar em cada etapa do processo podemos com calma tentar vencer um obstáculo por vez.
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Re: Comunidad Family/NES/FCs DEV del Pato
Esperamos que muitas pessoas fikem agradecidas, fecho Tokumaro! (/◕ヮ◕)凸tokumaru wrote: ↑Mon Oct 28, 2024 8:20 pm Não tenho acompanhado muito essas conversas de perto, seus posts são meio loucos(abrangentes?) as vezes hehehe
Mas se precisar(precisarem?) de algum esclarecimento específico posso tentar ajudar. Para pedidos muito amplos ou vagos fica difícil(vago fika impossível), tipo "me ensina a fazer um jogo inteiro do zero" não dá porque isso aí seria um curso de anos de aula particular, mas se conseguir(conseguirem) focar em cada etapa do processo podemos com calma tentar vencer um obstáculo por vez.